
Di-Ann Eisnor: Waze já começa a ser mais usado que navegadores GPS tradicionais por causa da rapidez das atualizações. / Foto: André Machado
O Brasil já é o segundo mercado do aplicativo social de tráfego Waze, com 6 milhões de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos (o número global de internautas que utilizam o programinha é oficialmente de 50 milhões). Dois executivos do app estão no Rio para incrementar mais a parceria que já têm com o Centro de Operações da Prefeitura e também para acompanhar um encontro de 40 líderes de comunidades Waze na América Latina, uma das regiões mais dedicadas a aperfeiçoar os mapas do app em tempo real.
— Começamos em 2012 a ultrapassar o mercado de navegadores GPS tradicionais, com os usuários preferindo obter orientações do Waze direto em seus smartphones — afirma Di-Ann Eisnor, vice-presidente de Plataformas e Parcerias da empresa israelense, mas estabelecida no Vale do Silício.
Segundo Chen Barshai, diretor de Projetos, Comunidades e Suporte do Waze, a característica social do aplicativo, reunida ao afinco das comunidades nas atualizações, permite a correção constante dos mapas em tempo real, ao contrário do que aconte com a concorrência.
— Os navegadores GPS precisam de alguns meses para atualizar seus mapas, após a aprovação de seus departamentos de pesquisa — explica Barshai. — No nosso caso, as comunidades se autorregulam e implementam as correções sem perda de tempo. No caso do início da derrubada da Perimetral, no Rio, eles mesmos fizeram o update, colocando a Via Binário e as mudanças no mapa antes mesmo que pedíssemos. Quando vimos, já estava tudo pronto.
Segundo Di-Ann, que está acostumada a trabalhar em parcerias com prefeituras de outras cidades ao redor do mundo, o time do Centro de Operações no Rio é um dos mais inovadores em termos de criação de interfaces de programação e sua execução.
— A estrutura deles parece a de uma start-up, e o governo da cidade é tão antenado que a ideia da parceria conosco nasceu do próprio prefeito Eduardo Paes — explica.
Perguntada sobre o principal motivo de tanta popularidade entre os usuários brasileiros, ela responde que é uma combinação do “trânsito terrível” em grandes cidades como Rio e São Paulo com a ascensão dos smartphones no mercado brasileiro, o que permite acesso mais amplo a aplicativos.
— Outra razão é o enorme número de carros circulando no Brasil — acrescenta Barshai. (Há no Brasil hoje 80 milhões de veículos, mais da metade dos quais automóveis de passeio, segundo dados do Denatran.)
O Waze acabou de lançar uma nova versão, na quarta-feira, com aperfeiçoamento na busca por voz e função de autocompletar para favoritos, contatos, histórico e endereços (aos poucos as novidades serão disponibilizadas para todos os usuários, começando pelos EUA). O menu também foi simplificado.
Como todos os aplicativos, o Waze procura se capitalizar através de anúncios. De acordo com Di-Ann, a publicidade no app tenta se basear dinamicamente nas rotas e horários em que o motorista está na rua ou estrada.
— Por exemplo, se você está saindo de casa pela manhã em direção ao trabalho, pode querer parar para pegar um café, então há publicidade de acordo — explica a executiva.
Além de parcerias com governos locais, a empresa também busca oportunidades de negócios junto à iniciativa privada. Só nos EUA, trabalha junto com 43 emissoras de televisão com informações em tempo real sobre o tráfego.
— Nossos próximos passos no Brasil serão, além de estreitar nossas relações com as prefeituras, também procurar oportunidades junto à iniciativa privada — diz Di-Ann.
No futuro, o Waze pode começar a aparecer embutido em sistemas techie automotivos. Por enquanto, a empresa faz testes com aparelhos de JVC, Clarion e Pioneer, entre outras companhias.
Embora tenha versões também para BlackBerry OS e Windows Phone (além de Android e iOS), o Waze não tem planos para lançar um app para Firefox OS.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/waze-ja-tem-6-milhoes-de-usuarios-no-brasil-que-o-2-mercado-do-app-11063642#ixzz2ndXHPABE
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
The post Waze já tem 6 milhões de usuários no Brasil, que é o 2º mercado do app appeared first on Mundo Wireless.